quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Zona Oeste terá viadutos novos

Santíssimo, Inhoaíba e Realengo receberão um investimento de R$ 89,7 milhões
POR CHRISTINA NASCIMENTO

Rio - Rota quase imprescindível para quem mora na Zona Oeste e precisa ir para o Centro, Campo Grande deve ter seu tumultuado trânsito desafogado em um ano e três meses. Esse é o prazo em que a Prefeitura do Rio pretende concluir a construção de três viadutos na região — Santíssimo, Inhoaíba e Realengo. As obras começam hoje e estão orçadas em R$ 89,7 milhões.








“O objetivo é criar novos acessos, para que as pessoas não precisem passar necessariamente no Centro de Campo Grande, que tem um fluxo de veículos intenso, para chegar à Avenida Brasil. Temos certeza de que esses três viadutos são a solução para o tráfego intenso na região”, explicou o secretário municipal de Obras, Alexandre Pinto.

Construído na década de 40, o viaduto de Realengo tem sentido único. Suas curvas sinuosas favorecem de o alto índice de acidentes. O novo viaduto, com 253 m, vai ligar a Estrada de Marechal Soares de Andrea até a Marechal Joaquim Inácio, na direção da Av. Brasil. A estrutura virá acompanhada de muretas, iluminação e sinalização vertical e horizontal.

Com 85 metros e quatro faixas nos dois sentidos, o Viaduto de Santíssimo acabará com a travessia de carros sob trilhos de trem. O bairro terá o trecho entre Estrada da Posse e a Av. Santa Cruz, na Estrada do Lameirão, duplicado. Neste ponto, serão construídos mais de 4 mil m² de calçada e 1,5 m de galerias pluviais.

Em Inhoaíba, além do viaduto construído, vias importantes serão reformadas: ruas Guarujá, Adolfo Lemos e Papagaio. Ciclovia de 4.080 mil metros, 12 baias de ônibus, 2,368 metros de galerias pluviais e 9 mil m² de calçadas farão parte do novo visual do bairro.

Motoristas terão redução do tempo de percurso

As alterações previstas com os novos viadutos vão significar para os motoristas economia no tempo de percurso. Levantamento feito pela secretaria municipal de Obras mostra que, atualmente, o trajeto entre o centro de Campo Grande e o de Paciência é de 9 km. Com a construção do viaduto, a distância do percurso vai ser reduzida pelo menos à metade. Um dos motivos de a prefeitura ter escolhido o local para ganhar o investimento tem a ver com o Programa Minha Casa, Minha Vida, que tem empreendimentos na região. Haverá mais moradores na região.

Em Santíssimo, a criação do viaduto, quer será alternativa de ligação entre Campo Grande e a Av. Brasil, vai desafogar o corredor da Estrada do Mendanha. Com a ampliação da Estrado do Engenho, em Bangu, serão instaladas oito baias de ônibus e três pontes, localizadas sobre os rios das Tintas, Viegas e Lúcio.

Um comentário:

  1. ola Alexandre Pinto. eu lie na placa la na praça de inhoaiba la esta escrito que o viaduto e da estrada de inhoaiba mais nao e mais tudo bem eu so queria saber como muitooutros aqui da minha rua estrada de inhoaiba se vai ser feita alguma reforma. pq na estrada de inhoaiba mesmo nada esta sendo feito ou melhor esta se acabado com auto nivel de veiculo que esta pasando puraqui agora faz alguma coisa pela gente

    ResponderExcluir