quarta-feira, 26 de maio de 2010

Alisa no País das maravilhas




Uma Idéia

Parte 1
Em um uma pequena cidade no interior do estado do Rio de janeiro, havia uma menina chamada Alisa. Para Alisa dormi seu avô Itamar sempre conta uma história e ela ouvia com a inocência dos seus 5 anos.
Alisa: Vovô conta uma história para eu dormir.
Vovô Itamar: Claro minha netinha. Era uma vez um rapaz parlamentar, que trabalhava no planalto central. No cansativo trabalho de terça à quinta-feira.
Alisa: o que é parlamentar? É um bicho?
Vovô Itamar: Não Alisa! Este parlamentar vai ser um contador de história triste.
Alisa. Ah!
Vovô Itamar: Um dia este rapaz ia para o aeroporto pegar o avião, pois era morador de São Saulo. E você sabe o que ele encontrou Alisa?
Alisa: Não
Vovô Itamar: Alisa ele encontrou uma lâmpada mágica. E ele pegou a lâmpada e passou na gravata e saiu um gênio da lâmpada dizendo - Ia! Guten Morgen. Um gênio que fala alemão e deu bom dia em alemão, então parlamentar disse – Gênio fale em português. E o gênio falou: estou aqui para atender todos os seus pedidos, então afoito o parlamentar perguntou: é verdade gênio?Então eu queria ser presidente deste pais.
Alisa: Vô, como é o nome desse país?
Vovô Itamar: O nome é LISARB, o Pais das maravilhas.
Alisa: Vovô eu quero dormir.
Amanha Continua...



Parte 2
Alisa: Vovô conta aquela história para eu dormir.
Vovô: É claro minha netinha.
O parlamentar chamou o gênio, passando na lâmpada em sua gravata francesa e ai o gênio apareceu dizendo Guten Morgen(bom dia em alemão).
Então o parlamentar falou: Não queima o meu filme gênio, pois gênio que se presa sabe fala qualquer língua.
O Gênio: Sim mestre!
Vovô: Alisa o parlamentar falou assim mesmo para o gênio, “As eleições estão ai e eu quero ser presidente do L I S A R B” então o gênio respondeu – Sim mestre!
Alisa perguntou: Ele foi presidente?
Vovô: Sim Alisa. Infelizmente o parlamentar virou presidente. Por que ele tinha o apoio da mídia e do gênio. E o parlamentar falou com o nariz para cima “agora eu sou presidente!”
Alisa perguntou com a sua inocência: Vovô, o que é mídia? Isso morde?
Vovô falou: Não Alisa, mas deu um choque emocional nas pessoas quando foi anunciado que ele ganhou.
Então o vovô prosseguiu contando a história:
- E agora Alisa, ele pegou sua mais nova gravata italiana e passou na lâmpada.
Gênio disse: Pronto mestre!
Então o presidente (ex parlamentar) disse: Gênio muito obrigado, agora sou presidente!
Então o presidente pediu: Agora gênio eu quero uma CANETA MÁGICA e tudo o que escrever com ela tem que acontecer!
O gênio: Pronto! Está ai a sua caneta mágica e é de ouro.
O ex parlamentar agora presidente do L I S A R B, pegou sua caneta mágica e disse: Vou fazer meu primeiro decreto. Eu vou privatizar a VALE DO RIO SALGADO, essa empresa só dá prejuízo para o L I S A R B!
E aconteceu que no outro dia ele falou no rádio e na TV e dizendo que ia custar 3 bilhões de mexericas, mas ninguém gostou. Foi uma gritaria só o povo dizia que a vale do rio salgado não podia ser vendida e ela vale mil vezes mais. E ao lado dele(presidente) apoiando só ficou o grupo que sempre estava com ele.
O presidente afirmou: Eu sou o presidente e vai ser assim!
Alisa que escutava a história atentamente falou: Vovô, o que é privatiza?
Então o Vovô respondeu: Privatizar é vender aquilo que não é seu é do povo.
Alisa: Pode isso?
Vovô: Alisa no L I S A R B pode tudo. Lá é o pais das maravilhas!
Então se retomou a história.
O presidente chamou o gênio: E o gênio apareceu dizendo: Guten Morgen, privatizador.
O presidente: Já disse para não falar alemão. E que história é essa de privatizador?
O gênio: É o povo que esta te chamando assim de PRIVATIZADOR
O privatizador (Presidente): Gênio é o seguinte, o povo não quer que eu privatize o vale do rio salgado.
O gênio: Ai meu compadre, você arruma as suas encrencas e traz para eu resolver. Agora de o seu jeito!
O privatizador: Não fale igual a um carizoca, é melhor falar alemão!
Vovô: Ai Alisa, o gênio falou para o privatizador “eu sei que você não gosta de carizoca e enquanto você for presidente do L I S A R B, você não irá à terra deles, lá no Rio de Fevereiro.”
O privatizador: Como você sabe disso?
O gênio: Por que eu sou um gênio!
Então Alisa disse: Vovô, quero dormi
Continua...



Parte 3
Era outro dia naquela cidade do interior fluminense. Alisa esperava com muita impaciência a hora da história do vovô Itamar. Após jantar, finalmente chegou o momento esperado.
Alisa: Vovô continua contando a história.
E o vovô começou...
O gênio voltou para a sua lâmpada e no outro dia bem cedo o privatizador passa a gravata inglesa, na lâmpada e não apareceu ninguém e esfregou mais uma, duas, três, quatro e cinco. Então o privatizador pensou “será que o gênio está zangado comigo? Pois briguei com ele por que ele fala em alemão. E ele falando alemão queima meu filme”.
No outro dia bem cedo o privatizador esfregou a lâmpada e então gênio pareceu.
Gênio: Guten Morgen ! O gênio chegou e o problema acabou.
O privatizador: Ainda chega falando em alemão! Gênio, ontem você não apareceu.
O gênio: Excelência, O senhor me acorda as 5 da madrugada. Gênio também dorme! O meu expediente e de segunda a sexta de 8 às 22 horas.
O privatizador: Sábado e domingo é folga?
O gênio: O senhor só trabalhava de terça a quinta e ainda reclama no L I S A R B ninguém trabalha sábado e domingo.
O privatizador: Mas eu encostei meu ouvido no bico da sua lâmpada e você estava catando assim “Diz espelho meu, existe na avenida alguém mais feliz que eu...”
O gênio: Este samba eu cantei no sábado e domingo eu viajei para DubaiNE e BahreinNE para visitar meus parentes e amigos, nos Emiradios Árabicos.
O privatizador: Gênio mentiroso! Foi para os Emiradios Árabicos no domingo e segunda pela manha já está aqui na capital do L I S A R B.
O gênio: Mais eu fui com meu tapete voador 2011 com a velocidade da luz e em dois minutos vou e volto é “vapt vupt”
O privatizador: Deixa isso para lá! Vamos ao assunto que interessa. O povo não quer que eu privatizar a vale do rio salgado. O que eu vou falar para eles?
Vovô: Ai Alisa, o gênio falou para o privatizador...
Alisa: Vovô, vovô eu gosto desse gênio, mas do privatizador eu não gosto. Ele é pior que o lobo mau do chapeuzinho vermelho e o lobo que derrubava a casa dos três porquinhos com o assopro.
Vovô: Mas esse Alisa, este privatizador derrubou muita casa e comas famílias dentro. Como eu ia dizendo o gênio falou para privatizador.
O gênio: diga ao povo assim “essas empresas que dão prejuízo ao governo, nós iremos pegar este milhões que cobrimos das empresas e vamos aplicar com saúde, educação, habitação, transporte, melhoria nos hospitais, contratar médicos e professores. Fale sempre em melhorar, melhorar e melhorar joga aquela conversa boa que você fez nas eleições.
O privatizador falou: Vou fazer isso! Gênio você é o máximo poderia ser meu acessor.
O gênio: Está louco! Trabalhar com o L I S A R B, com você. Me tira dessa, prefiro a minha lâmpada. Pensando bem trabalhar de terça-feira até quinta-feira e tendo auxilio moradia, carro com motorista, cartão corporativo, não é mau negócio. Além do mais posso morar na minha lâmpada. É vou pensar!
Então o gênio entrou na lâmpada e pensou “morar lá no lago sul, morar perto do palácio da zalvorada. Já me falaram que lá é melhor do que o palácio em Bagdai do meu tio Ali Babá. Meu tio nunca iria arrumar nada aqui, nem ele e nem a rapaziada dele .”
Alisa pergunta: o que é cartão corporativo
Vovô: É um cartão para fazer compra com o dinheiro do povo
Alisa: Pode fazer isso também, Vovô?
Vovô: Alisa, já te falei que no L I S A R B pode tudo!

Amanha o privatizador, vai tentar privatizar a usina siderúrgica de volta quadrada!



Parte 4
Vovô: Alisa venha ouvir o restante da história!
Então Alisa foi rapidamente ouvir a história.
Então vovô retomou a história: O privatizador voltou para volta quadrada, mas ele ainda tinha que falar com o gênio.
Então o gênio sai da lâmpada dizendo: Sim mestre!
O privatizador: Gênio! Vim falar com você, pois hoje é sexta-feira e amanha você não trabalha. Provavelmente você vai querer ir ao oriente médio com seu tapete Ferrari 2011com a velocidade da luz.
O gênio: Não! Este final de semana eu vou para um baile funk lá no monte do Líbano no Rio de Fevereiro.
O privatizador: Eu quero uma armadura preta e um cavalo com assas!
O gênio: Está ai seu pedido!
Então o gênio resmungou “E do meu emprego ele não fala nada”.
De posses em seu cavalo com assas o privatizador, partiu para volta quadrada e teve uma decepção. A siderúrgica já estava privatizada.
Vovô: Ai Alisa ele ficou furioso e falou então “vou privatizar a EMBRATELsarb.” Ele chamou todos os funcionários no pátio e pegou sua caneta da maldade, e em quem ele encostasse a caneta estaria demitido – Este sim, este não, este sim, este não....Não gostei de você, está demitido! E assim demitiu muita gente.
Alisa: Nossa vovô, que maldade.
Vovô: É Alisa, foi o que ele fez em todo o governo. Foram privatizadas ao todo 33 empresas estatais e prestadoras de serviços. Entre elas estão a ELETROsaulo, PORTOsarb, LIGHTsarb, TELEsarb e muitas outras. Então ele falou “não vou deixar nenhuma estatal!”. Mas o privatizador não estava satisfeito e chamou o gênio.
O gênio: Guten Morgen(bom dia em alemão), o gênio chegou e o problema acabou! Ou começou?
Então o privatizador disse: Eu quero que você me reeleja já!
O gênio respondeu: Não posso!
O privatizador: Não pode por que seu gênio muquirana?
O gênio: Você prometeu melhorar a educação, saúde, habitação, transporte e as estradas. E não fez nada disso!
O privatizador: Estrada eu fiz. Privatizei a Rio de Fevereiro – São Saulo. Você vai ou não me reeleger.
O gênio: Por que está com tanta pressa de se reeleger?
O privatizador falou: Pois faltou privatizar o BANCO DO L I S A R B e a PETROsarb.
O gênio: Este ai você não vai conseguir. Quer apostar?
Continua amanha a aposta do gênio e o privatizador.

Continua...




Parte 5
O gênio: Este ai você não vai conseguir, quer apostar? Se você não conseguir, você irá jogar minha lâmpada no mar, para que possa ir para outro lugar e achar outro dono.
O privatizador: Fechado!
O gênio: Nos meus 5721 anos nunca perdi uma aposta.
O Privatizador: Por isso que eu não lhe arrumo um emprego. Você é muito velho para ser funcionário público! Funcionário do L I S A R B vai até 60 anos.
O gênio resmungou: A lei só vale quando é para favorecer a ele.
O privatizador: Quer dizer que você não quer me reeleger.
O gênio disse: Eu já falei. Este país tem uma rostituição e tem legisladores. Isso vai ter que se mexer na rostituição fazendo uma emenda e vai ter que ter 3/5 na câmaro e no senade. Só por que fez o plano Ralau, pensa que vai ganhar outra eleição. Ah! E quem fez o plano Ralau foi o presidente anterior. Até isso privatizou para ele.Pensa que eu não entendo.
O privatizador: Eu não quero sabe de rostitição. Eu quero é ser eleito novamente.
O gênio: não basta 4 anos?
O privatizador: Não!
O gênio: Nós gênio temos um livro de ética e temos que respeitar. O L I S AR B, tem uma rostituição. Só com os legisladores votando.
O privatizador: Eu lá quero saber de rostituição.
O gênio: Eu respeito o meu livro de ética. Por que você não respeita a sua rostituição? E, além disso, eu posso perder meu CMG!
O privatizador: O que é isso?
O gênio: Isso é a sigla conselho mundial de gênios. E seu eu perdeu eu não vou poder mais “geniar” pelo mundo.
O privatizador: Então eu vou até esse tal conselho de gênios e vou da queixa de você, pois não quer atender ao pedido do seu dono.
O gênio: Pode ir, o livro de ética não permite fazer o que V. Exe. quer fazer!
O privatizador: Então vou usar aquela caneta que você me deu e tudo o que eu escrever acontecerá.
Disse o gênio: Só com a caneta mesmo.
O privatizador: Então antes que você entre nesta lâmpada, eu quero um cavalo preto com as pontas das asas douradas para combinar com a armadura de ouro que eu irei pedir.
O gênio: Ele é vaidoso. Está ai seu pedido!
Vovô: Então o privatizador montou em seu cavalo e saiu demitindo todo mundo com a sua caneta maldita. Até as pessoas que passavam por ele o privatizador dizia “está demitido” e ficou obstinado. E saiu pelo L I S A R B privatizando todas as estatais. Ai Alisa, quando ele chegava num lugar às pessoas corriam com medo dele e de seu cavalo e da sua caneta da demissão.
Alisa perguntou: O privatizador usa mascara vovô?
Vovô: Não Alisa, fazia isso sem mascara, mas ele tinha um nariz grande de pau.
Alisa: Ele foi reeleito no L I S A R B?
Continua...



Parte 6
Alisa: Ele foi reeleito no L I S A R B?
Vovô: Infelizmente foi, minha netinha.
Alisa: E o gênio vovô, ele não podia fazer nada?
Vovô respondeu: Não! Ele tinha aquela caneta na mão e mudou a rostituição para ficar mais 5 anos, depois com o voto do povo e também por causa do plano ralau, que falou que era dele. E também pelo medo que ele colocou no povo com seu cavalo preto de assas e seu nariz grande de pau.
Alisa: Vovô, ele usa espada?
Vovô: Não Alisa, ele sua aquela caneta e com ela, o privatizador tirava, acabava com as empresas estatais. Muita gente teve problema de saúde por causa dele. E depois que ele privatizou tudo, ele pegou seu cavalo com assas e viajou... Viajou... Viajou pelo mundo. Mas como o gênio disse, a petroSARB e o banco do L I S A R B, ele não conseguiu privatizar por que sofreu pressão oculta. Mas muita gente sabe por que, pois essas forças ocultas falaram “nestes dois você não tocam”.
Alisa: Bem feito!Vovô, e a aposta? Ele jogou a lâmpada do gênio no mar?
Vovô: Jogou sim, minha netinha! Ai o gênio ficou livre dele. Mas antes de o privatizador sair, ele deu a canetada final, Mudou a rostituição da reeleição de 5 anos, para 4. Por que aquele que ele apoiava não seria eleito pelo o povo. E depois disso foi viver triste e solitário lá em São Saulo, hoje ninguém quer o seu apoio político.
E o dinheiro das privatizações, ninguém sabe para onde foi e ninguém viu a grana. Sumiu!
Alisa: Vovô, o gênio não levou a grana para fora do L I S A R B na sua lâmpada que foi jogada no mar?
Vovô: Pode até ser Alisa, mas fica a duvida. Mas o tomara que o presidente que virá se interesse por este vazio que ficou para o povo e que procure saber para onde foi o dinheiro das privatizações ou como foi gasto ou até mesmo que benefícios fizeram ao povo com essa fortuna incalculável. Ah! E como o gênio falou a educação, saúde, habitações continuam a mesma coisa.
É Alisa estou achando mesmo, que o gênio levou esse dinheiro para algum paraíso pelo mar a fora.
Alisa: o gênio mora no paraíso?
Vovô: Mora lá e em outros lugares também.



Parte 7
Vovô Itamar: Agora teremos um papo sério eu e você, leitor e eleitor.
O povo deve ficar muito atento para não surgir outro presidente assim. Antes de elegermos alguém, nós temos que pedir um programa de governo registrado em cartório e se o que for escrito não for comprido, perde-se o cargo. O povo não pode ser enganado na campanha eleitoral. Eles falam uma coisa e fazem outras depois de eleitos. Como dizia o velho político chamado Brizola “isso é mentir para o povo”, chama-se estelionato eleitoral. Quem fizesse isso poderia perder o mandato por enganar o povo. Brizola partiu sem ter uma oportunidade de ser presidente. Pois a Elite não deixou, mas está ai acabando. O povo não deixa mais ser influenciado pela mídia.
Alisa pergunta ao vovô: o Bizola foi para aonde?
Vovô: O nome dele era Brizola, minha netinha. E ele partiu para muito longe.
Alisa: Vovô compra um cavalinho de assas para mim?
Vovô Itamar: Isso só existe na Grécia ele é chamado de pégasos. E este país em bem longe daqui.
Alisa: E a lâmpada do gênio? Dá para procurar no mar pra mim?
Vovô: Não Alisa, mas esse gênio vai voltar para iluminar a mente dos eleitores, pra que não haja mais aproveitadores da inocência do povo. Eles falam entre eles que o povo são inocentes úteis, úteis para suas conveniências.
Aqui acaba a nossa história da Alisa no pais das maravilhas, o “L I S A R B”.


Foi apenas uma idéia

Vilela e Plinio

Nenhum comentário:

Postar um comentário