terça-feira, 18 de maio de 2010

Quem sou eu? O que sou? Para onde vou? Se vou?



Uma idéia:
Quando estou escutando o noticiário no rádio pela manha, fico contente quando dizem que a bolsa de Tóquio, Hong Kong e a de Nova York estão em alta. Não sou um acionista, sou apenas um rapaz latino americano sem dinheiro no banco e vindo do interior, assim como diz na música, por que quando a bolsa cai e vou para a lona também e o meu emprego corre perigo, não só meu como de todos os trabalhadores do mundo. A ultima notícia na TV diz que a bolsa nos USA caiu, os mutuários não pagaram as prestações das casas e nem os bancos querem pagar, o governo dos EUA precisa soltar dinheiro para os bancos não falirem. Esse foi um dos motivos da crise de 2008, que resultou na demissão de milhões de trabalhadores, mundo a fora. Se a empresa tinha 600 empregados, “então vamos enxugar” para 400(o criador dessa frase, vocês lembram quem foi? Hoje ele é senador pelo estado de Alagoas, é o Collor, e a dona Zélia Cardoso CONFISCO por onde anda?) é daí quem vem o stress. Os trabalhadores têm mulher, filhos, e quem será demitido? Mas a verdade é uma só, os especuladores da bolsa de valores não podem levar prejuízo em todo o mundo. Quando a bolsa cai o dólar sobe aumentando os juros bancários, em outras palavras, o dinheiro fica mais caro e as empresas pagam mais impostos, pegam dinheiro com juros maiores. Então alguém tem que pagar? E quem vai pagar é o “Zé ninguém”, o operário que trabalha no interior do Brasil, do Japão, da Austrália e de Madagascar. Voltando para o Brasil, o Padeiro que trabalha no sertão do Piauí, o marceneiro que trabalha na caatinga cearense, o pedreiro que trabalha no Maranhão. O que tem haver com os mutuários americanos, que deram calotes nos bancos. Antes era escravidão, hoje o nome é mais bonito é globalização.
Hoje os trabalhadores do mundo inteiro, fazem parte de uma grande engrenagem, engrenagem esta que não pode emperrar se não paga com seus empregos. Os especuladores dominam o mundo, não dormem, pois tem que olhar seus investimentos, por que quando é noite aqui, no Japão é dia. Eles têm saber com está a bolsa de Tóquio e Hong Kong.
Queria Eu poder falar para este dono do capital, que esta máquina pode emperrar. O capitalismo vem de captar, captar vem de capturar é capturar os mais pobres através do dinheiro e da ganância e cuidado com a máquina de fazer dinheiro. Pois Já houve os Alexandre, os Cesar, os Augustos e a terra continuou com seu movimento de rotação e translação e com isso passou-se os dias e anos, mas eles ficaram na história, apesar de dominadores de outras nações, trabalhavam para o bem estar dos povos que eram dominados. Naquele tempo eles já conheciam a dignidade humana. E vocês especuladores sabem o que é dignidade humana, sabe o que é família, sabe o que é solidariedade? Vocês também vão para a história do mundo como os autores das mudanças climáticas no mundo, poluindo a atmosfera e acabando com o verde, tirando os animais de seus habitat naturais. Se eles não olham para seus semelhantes, imaginem para os animais? É assim que vocês iram entrar na história.
Os Faraós levavam todas as suas riquezas para o mausoléu e vocês capitalistas irão levar todas suas ações espalhadas pelo mundo para o túmulo?
Quando crianças leram monteiro lobato (sítio do pica-pau amarelo)? O escandinavo Christian Shavn(escritor do patinho feio)? Leram chapeuzinho vermelho? Acho que só leram o tio patinhas! E nos primeiros aniversário receberam um livro de economia! Nada contra o capitalismo, mas sim contra o capitalismo neoliberal. Um dia vocês verão que Deus existe e poderão falar como Jó que era rico e ficou pobre e morfético, depois da provação Deus restituiu tudo em dobro e ele falou Senhor com o ouvir dos meus ouvidos ouvir falar de ti, mas hoje ti vêem os meus olhos(Jó 42.v5). Pergunto, quando vocês (especuladores) ouviram falar de fome na África no Haiti, o desemprego na América Latina, Na Oceania e até mesmo na Europa, vocês só houve os seus consultores econômicos.
Certa ocasião Sócrates perguntou a Trasímaco, o que é Justiça? Ele respondeu: A justiça consiste fazer o que é vantajoso ao mais forte. Está frase é feita sob medida para um pais que conheço.
Foi só uma idéia.
Villela e Plinio

Nenhum comentário:

Postar um comentário