Uma idéia:
Sobre o discurso da vereadora Clarissa referente à transferência da capital do Rio de Janeiro para Brasília e dos royates do petróleo para serem pagos no destino.
As coisas vão, além disto!
O esvaziamento do Rio de Janeiro é muito maior. A vereadora esqueceu-se de falar sobre a mudança da bolsa de valores pra São Paulo, causando milhões de dólares de prejuízo em investimento externos em nosso estado, com esses juros absurdos.
Outro ponto é o esvaziamento do porto de Sepetiba, quando outrora a carga de soja que vinha de Mato Grosso e Minas Gerais, eram escoadas pelo porto de Sepetiba . Hoje sai pelo porto de Santos em uma interminável fila de carretas atingindo 5 km, antes do porto de Santos, que os camioneiros levam até dois dias para descarregar, além disso, a o escoamento cultural. As principais redes de televisão estão situadas em SP, restando para o Rio apenas o pólo de telenovelas, que é insignificante, mexendo com a nossa cultura, com os nossos costumes e até mesmo na maior festa popular do mundo (carnaval), nos obrigando a ver desfile de segunda categoria das escolas de samba paulista, que são verdadeiros ranchos e também o carnaval da Bahia, como se fosse o maior do Brasil, pondo o nosso grupo de acesso em segundo plano. Outro coisa é a mudança da formula 1 e recentemente a formula Indy(que antigamente era no rio, Rio 400)para São Paulo. Quando acordamos de manha e ligamos a TV às únicas informações que conseguimos são sobre o engarrafamento na marginal Tietê. O que me interessa saber sobre a marginal se eu vou é pela Av. Brasil. Ah! Não podemos nos esquecer dos programas esportivos, só falam dos times paulistas. O que me interessa saber sobre esses clubes se eu torço pelo vasco, flamengo, botafogo ou fluminense. Até já ouvi pesquisas colocando o vasco da gama como quarto lugar em torcida no Brasil, Eu que já viaje esse país todo, posso afirmar que os maiores clube em torcida no Brasil, são os quatro grandes clube do Rio de Janeiro (Flamengo, Vasco, Fluminense e Botafogo), principalmente no norte e nordeste.
A partir do mandato do Senhor Fernando Henrique, houve a exclusão financeira, política e cultural do nosso estado, tudo isso se resume em uma paulicéia desvairada. No governo FHC, os cargos políticos do primeiro escalão (os cargos do legislativo, executivo e do judiciário) foram todos para São Paulo, acabando com a política “café com leite”, ficando só o café.
Só queremos de volta a nossa identidade sócio-política cultural.
Foi apenas uma idéia.
Vilela e Plinio
Nenhum comentário:
Postar um comentário