terça-feira, 25 de maio de 2010

Um diálogo entre a estátua de JK e o turista

Uma idéia:

Em uma tarde de domingo, um turista se aproxima da estátua de JK com sua máquina fotográfica e observa a mesma e diz: Há se esta estátua falasse!
A estátua: Quem disse que eu não falo! Eu gostava tanto de ficar aqui, perto da Torre de TV, a rodoviária é logo ali e o palácio também. Esta é a cidade que eu fundei! Brasília capital de todos os brasileiros.
Perguntou um turista que tirava fotos da estátua sobre um imenso pedestal, presidente JK o senhor não gosta mais daqui da torre de TV, do palácio do buriti.
Respondeu a estátua de JK: Meu amigo turista, me colocaram aqui. Antes eu gostava deste lugar, recebia muitas visitas, assim como você.
O turista: Não gosta mais?
A estátua: Não mais. O problema é este, o cheiro de arruda me faz mal, e me dar enjôo.
Quando era só o buriti, fruta com bom aroma e cheiro agradável eu me sentia bem, mas plantaram arruda em torno do palácio. Eu não gosto mais daqui!
O turista: Vai para aonde presidente?
A estátua: Vou para Diamantina, minha terra natal, lá em Minas.
O turista: Mas como pode um peixe vivo viver fora do aquário? Como poderá viver sem a sua companhia (Brasília). Esta cidade foi o senhor que fundou.
A estátua: Já sei! Vou para a entrada de Brasília, aqui no “arrudão”, eu não fico mais.
O turista: Arrudão é em recife presidente.

A estátua: Falaram-me que o povo carioca sempre gozador, está chamando o palácio do buriti de “arrudão”, e o cheiro de arruda me faz mal, por isso quero sair daqui!
O turista: Vai lá para a Praça dos Três Poderes, presidente.
A estátua: De jeito nenhum, naquela praça ninguém vai me visitar, é perigoso, muito protesto, podem até levar o meu pedestal e me deixar a pé.
O turista: Já sei vai lá pra Serra do Colorado, lá o senhor ver tudo de cima.
A estátua: De jeito nenhum.
O turista: Por que não V.ex.?
A estátua: É lá que fica a Granja do Torto, podem querer sumir com a minha estátua. Porque lá ninguém sabe de nada.
O turista: E lá no lago sul? É um bom lugar para o senhor ficar presidente.
A estátua: Aquele é o pior lugar de Brasília, é onde ficam as mansões das “raposas velhas”, é lá que está o palácio da alvorada, eles podem me jogar dentro do lago Paranoá.
O turista: Presidente fica aqui mesmo, em Brasília, já existem cinco gerações, hoje já existe o povo brasiliense que não vai deixar plantar arruda ou outras hortaliças de mau cheiro, e nem outras plantas venenosas.

A estátua presidente JK: Obrigado meu caro turista por me fazer lembrar esta realidade, eu construir uma cidade e também um povo.

Foi apenas uma idéia.

Vilela e Plinio

Nenhum comentário:

Postar um comentário